quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Língua Mátria, Língua Pátria

"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel." Essas foram palavras de Luís Fernando Veríssimo, ao dar a sua "sutil" opinião sobre o uso da língua portuguesa. Levando isso em consideração, ele fala que o mais importante é a comunicação, respeitando algumas regras básicas "para evitar algum vexame", mas as outras são dispensáveis. O que todo e qualquer escritor precisa, é passar suas ideias através do livro, da crônica, do texto, ou etc.
Aí temos o outro lado da moeda, que nos é apresentado através da poesia de Olavo Bilac. "Língua Portuguesa" fala sobre o amor do poeta pela sua língua, do afeto que ele tem por ela, mas ao mesmo tempo, do quão complicada, e difícil ela é.
São dois pontos de vista totalmente diferentes, mas sobre a mesma língua, de forma de levar a diferentes maneiras de escrever, diferentes estilos de texto.

Matheus e Rogério

Língua Portuguesa

A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada e escrita, sempre nos trás consequências positivas.
A língua portuguesa, apesar de ser de complicado aprendizado, é bela e interessante. Como Olavo Bilac cita em sua poesia: " Amo-te, ó rude e doloroso idioma."
A importância da língua portuguesa para nós é imensa , pois é a língua que falamos desde os nossos primeiros dias até o fim de nossas vidas. Não devemos dar importância a línguas estrangeiras, pois devemos primeiro dar valor aquilo que é nosso, e só depois dar importância à língua alheia.
A cada dia conhecemos novas palavras e novos sentidos para as palavras ja conhecidas.
Segundo Luís Fernando Veríssimo "A Gramática é o esqueleto da língua. As palavras vivem na boca do povo. São faladíssimas. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito. "
A complexidade da língua portuguesa está mais do que expressa na palavra Saudade, pois é uma palavra que demonstra um grande sentimento e só existe em nossa língua. Devemos sempre nos orgulhar da Língua Portuguesa.



Caroline Grando, Caroline Randi e Jenifer Vicente

Língua Portuguesa

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis segundo Olavo Bilac, acredita que a ela é um língua dolorosa e rude por ser muito difícil de seguir todas suas regras gramaticais. Caetano Veloso ainda comenta sobre sua paixão pela língua Pátria na música Língua considerando, não só sua pátria, mas também sua mátria isso demonstra um total afeto e paixão pela língua.
Os dois poetas acrescentam em suas poesias um comentário sobre a 'Flor do Lácio e essa expressão ficou famosa por ser o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, o significado da Flor é língua portuguesa por ser a última filha do latim. Com o passar do tempo a nossa língua foi mudando com o estrangeirismo e a nossa Flor do Lácio perdendo sua pureza, mas ficando mais rica e mais bonita e diariamente nos a despetalamos, pois muitas vezes falamos "errado".

Valter e Bruna G.

A Língua portuguesa

Que a língua portuguesa é uma das mais difíceis por sua gramática e sua estrutura todos já sabem, segundo Luís Fernando Veríssimo, na música, e na poesia, sendo respeitadas as regras básicas da gramática, para evitas os erros mais gritantes, as outras regras são dispensáveis, o que torna facinante suas crônicas.

O uso da linguagem popular também está presente em seus textos, tornando-os mais descontraídos, como ele mesmo disse "a intimidade com a gramática é tão indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar de minha total inocência na matéria". O mesmo ocorre com Caetano Veloso, que também escreve em outras línguas como Inglês, para mostrar como ele vem invadindo o nosso país, e está em toda parte, somos nós que temos que nos adequar a ele.

Por fim como diria Veríssimo, sempre com seu bom-humor:

"A gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda".

Bruna Paludo, Guilherme e Júlia

Caetano Veloso com a música Língua ele se refere à língua portuguesa a qual ele ama . E também não somente a língua da escrita correta,da grafia perfeita, mas desde as gírias usadas por surfistas e por pessoas de costumes diferentes em cada região do Brasil.
A riqueza linguística e semâtica do português do Brasil leva a muitos risos, e até mesmo a equívocos, por uma mesma palavra conter múltiplos significados.
A língua portuguesa tem um papel importante, no mundo, pois é uma das mais línguas falada.