quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Influenciados pelos amigos :)

O mundo dos jovens é complexo, complicado.
É a partir dessa idade que eles começam a mostrar suas próprias opiniões, interesses, personalidade,... e suas ifluências muitas vezes não vem apenas de pais e professores, mas dos amigos, o que pode ser bom ou ruim.
Como cita a revista Vida Saúde, "Muitos fatores podem influenciar no comportamento dos adolescentes, desde o relacionamento com parentes e amigos até o que ele vê na internet!". Um fator que faz com que os adolescentes se tornem cada vez mais liberais vem do fato que nos dias de hoje tanto as mães quanto os pais trabalham fora, e por esse motivo deixam de acompanhar muitas etapas da vida dos filhos, e são substituídos pelos amigos que "estão sempre lá".
Assim, começa a escolha dos amigos, uma tarefa nada fácil nessa fase da vida, existem os "amigos-colegas" aqueles que vemos na escola, cumprimentamos, e batemos papo sobre trabalhos e tarefas e fica somente nisso. porém os "amigos dos amigos" ou os amigos de festas, que por acharmos eles legais tomamos atitudes que normalmente não pensaríamos e fazer, só para impressioná-los. No site Agenda Saúde é dito "
É comum observarmos um indivíduo num grupo fazendo ou aprovando coisas que teria evitado no seu cotidiano", o que explica certas atitudes por eles tomadas, mas não impede seus responsáveis de se sentirem preocupados, afinal e casos extremos seus filhos por pressão dos amigos, experimenta drogas e tem de lutar para largá-las.
Segundo
Dra. Vanessa Especialista em Psicanálise e contemporaneidade "a formação de grupo na fase da adolescência acontece pela busca do sujeito em encontrar uma segunda identificação, uma identificação em que a causa é a relação com o outro semelhante, com o outro da mesma geração." Mas assim como as escolhas das amizades podem trazer efeitos negativos se esses não forem as melhores influências, encontram-se grandes chances de um adolescente criar relações saudáveis com seus amigos, a verdade é que todos vão tropeçar e ter pedras no caminho, assim como tiveram seus pais e avós e seus filhos também terão, o que se pode fazer é ajudá-los desde cedo a irem na direção certa, tomando as escolhas apropriadas e estando presente, vendo eles seguirem seu rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário