quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Namoro na Adolescência - Guilherme

Namoro na Adolescência

A cada dia os pais têm dor de cabeça mais cedo, com a clássica pergunta “quando é a hora de deixar seus filhos namorar?”. A hora depende da confiança dos pais nos seus filhos, depende também do sexo, menino tem carta branca já menina soa partir dos 15 anos. Essas regras não são atuais vem há muito tempo criando essa diferença entre sexos. Mais ai vem a pergunta que intriga, com quem os meninos de 12,13 e 14 anos namoram, já que as meninas não podem?

É ai que entra os primeiros namoros escondidos, aquela clássica, no recreio, à tarde enquanto os pais trabalham e em outros muitos lugares.

Já os adolescentes querem liberdade para poder namorar, mais muitos não respeita os limites dados pelos pais, assim perdem a confiança dos pais. Querem curti a vida sem se preocuparem com as conseqüências de suas atitudes, aproveitarem cada segundo da vida, mais cada vez menos se preocupam com o futuro.

1ª Fonte Jornal “Missão Jovem”.

http://www.pime.org.br/missaojovem/mjjovensnamoro.htm

“Com certeza e com razão, o que mais preocupa os pais no namoro ou no ficar dos seus filhos adolescentes é o ato sexual. Ficar com um hoje e outro amanhã significam transar também?”

Esse fragmento fala um fato, a principal preocupação dos pais é o sexo. Mais a melhor solução não é trancar a sete chaves o filho ou filha em casa, e sim o diálogo, é abrir o jogo conversar sobre sexo, tirar duvida sobre sexo. Parece que em muitas famílias a palavra sexo é proibida, então quando aparece na novela alguma cena mais ousada toda a família devia o olhar, finge que nem existe isso.

2ª Fonte Amanda Diógenes, 14 anos.

http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/namoro-na-adolescencia-pais-e-filhos-643192.html

“O que realmente ocorre é que para os pais, seus filhos nunca crescem - sempre serão pequenos como ao nascer. Acham que não têm responsabilidade para resolver seus problemas sozinhos, querem sempre tê-los sobre o calor e carinho de suas asas.”

Esse texto foi escrito por uma adolescente, usando sua linguagem para expor suas idéias sobre o assunto. Este fragmento fala uma verdade, muitos pais são super protetores, paparicam seus filhos mesmo que já tenham barba. Mais por outro lado não pode ser simplesmente largar o filho para que caminhe com suas próprias pernas, é preciso a acompanhar os primeiros passos, por que se cair tem quem levante.

3ª Fonte Blog Brasil, comentários.

http://www.blogbrasil.com.br/namoro-na-adolescencia/

Oi gente!!! Eu tenho 13anos e gosto de um menino de 14. ele pediu pra namorar comigo e eu quero aceitar, mais só que meus pais não me deixam namorar agora. Mais eu amooooo muito ele. Alguem me ajudaaaaaa!!!!

Esse fragmento é um tópico tirado de um blog que fala sobre esse assunto, La existem muitos tópicos, mais esse foi o que me chamou mais a atenção. Por que ao invés de conversar com os pais e falar seus sentimentos e vontades procura a ajuda de pessoas que nunca viu e quase certo nunca vera. Esse tipo de pedido mostra a falta de dialogo entre pais e filhos sobre o assunto.

4ª Fonte Namoro na adolescência e a descoberta do primeiro amor

http://www.blogbrasil.com.br/namoro-na-adolescencia-e-a-descoberta-do-primeiro-amor/

As pessoas costumam viver o primeiro amor na adolescência, esse sentimento é puro e nunca mais na vida será capaz de se repetir. Entretanto, dificilmente essa relação se estende por muito tempo, a idade não permite um compromisso tão rigoroso e longo. Apesar disso, as lembranças se eternizam para sempre na memória.

Este fragmento mostra que a pesar das inúmeras polemicas sobre o namoro na adolescência, se feito com a aprovação dos pais e principalmente responsabilidade traz alegrias e lembranças para toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário