terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sorria, você esta sendo filmado!

Na verdade, a frase serve para fazer uma analogia com a reação que as pessoas fazem ao soberem que estão sendo filmadas e observadas e a propria forma que levamos nossas vidas.
Quando nos deparamos com uma placa que diz "Sorria, você está sendo filmado", deixamos de agir naturalmente e passamos a seguir uma conduta que consideramos "normal", acima de qualquer suspeita. Ninguém quer parecer um ladão e frente às câmeras. Isso só ocorre porque desejamos que aqueles que nos observam tirem sua atenção de nós. Assim também é em nosso cotidiano, buscamos sempre aparentar a mais perfeita normalidade em nossas vidas, sempre nos importando com o que pensarão as demais pessoas ao redor.
Vivemos em função do que irão pensar sobre a forma que levamos nossas vidas e sobre as ações que fazemos. Claro que vivendo em sociedade o homem está sujeito a seguir diversas regras tidas que modelo de comportamento. Todos somos livres para agirmos conforme nossa propria vontade, mas preferimos seguir o padrão da sociedade a gim de nos sentirmos mais seguros, longe dos olhares vigilantes. O problema do modelo imposto pela sociedade é que excluíos pessoas brilhantes simplesmente por não se adequarem no padrão. Pensar diferente não quer dizer necessariamente que se esta errado... Observe suas ações e veja se você não tem se comportado diferente só para não ser visto como diferente. É bem provável que isso tenha ocorrido mais de uma vez, se não o tempo todo. Pense a respeito e considere parecer um pouco louco de vez em quando, comece dando "tchau" para a câmera e você vai perceber que ser diferente também é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário