quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Linguagem 2.0





Já dizia Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica.”



No mundo inteiro é falado varias línguas mas o interessante de tudo isso é que dentro de cada língua existe uma outra língua, e no caso do português não é diferente, no Brasil temos regiões muito bem dividias em culturas e em cada cultura um jeito diferente de falar, mas algo que pode se dizer que é comum no pais inteiro é a linguagem dos adolescentes com suas expressões que só eles mesmo entendem.


http://www.cruiser.com.br/giria/jornal.ago.set.html

Que língua é essa? Por Júlia Trevisan, Especial para a Agência Estado, em 25.05. Ouvir uma conversa de jovens, muitas vezes, pode até ser parecido com ouvir uma conversa em outro idioma. Afinal, traduzir de pronto expressões e palavras como "chegou estourando", "cola aqui" ou "pro" pode ser difícil. E que tal perceber outro sentindo para B.O., além do óbvio Boletim de Ocorrência? Para começar a entender o que está acontecendo, volte um pouco no tempo e tente se lembrar como eram as suas conversas nessa fase da vida. "A gíria é usada pelos jovens como uma forma de se unirem. Ela é muito comum durante a pré-adolescência e a adolescência, na chamada fase do grupo", diz a psicóloga paulistana especialista em crianças e adolescentes Vera Cristina Soumar. "Nessa época, o jovem começa a sair do núcleo familiar para formar seu próprio grupo. Para se sentir mais confiante nesse momento de insegurança, tanto física quanto psíquica, cria seu próprio vocabulário, seu código, como se os outros não pudessem entendê-lo", afirma ela. É o mesmo fenômeno que acontece com as roupas. É muito comum ver um grupo de adolescentes vestindo peças exatamente iguais. "Os jovens ainda não tiveram a oportunidade aprender a língua padrão, além da dificuldade que têm de estudar, uma vez que a Língua Portuguesa é apresentada de uma forma cheia de meandros, embora saibamos da importância da língua na formação e consolidação de um povo. Assim, eles têm nas gírias um recurso para se comunicar, se fazer entender pelas demais pessoas, já que ela facilita a comunicação", diz JB Serra e Gurgel, professor da Universidade de Brasília e autor do "Dicionário de Gíria" e do site www.cruiser.com.br/giria. "Uma pessoa culta tem um equipamento lingüístico superior a 5 mil palavras, chegando a 10 mil com o enriquecimento. Já a não culta tem o vocabulário de 2 mil palavras no máximo, sendo grande parte gírias", acrescenta ele.

Acredito que como Júlia citou essa fase de grupo é muito importante para o amadurecimento do adolescente para a sua iniciação com a sociedade pois assim ele cria seu próprio grupo próprio jeito de ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário