quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maneiras de adolescentes estudarem

Muitas crianças e adolescentes não sabem a maneira certa de estudar. Há aqueles que têm o hábito de estudar ouvindo música, ou assistindo televisão, o que prejudica totalmente a concentração na matéria a ser estudada. A influência dos pais nestes hábitos é de vital importância, é necessário que eles ensinem a seus filhos como ter um ambiente melhor para poderem concentrar-se nos estudos.
O Professor Roberto Andersen fala que outro aspecto importante é o “ambiente de estudos”. Não precisa de muito luxo, e sim apenas um cantinho em que os adolescentes possam se concentrar. Uma mesinha com espaço para seus livros e cadernos. Roberto também fala que o próprio filho dele que é adolescente, tem um escritório para estudo, com computador, TV, rádio. “Meu filho tem um canto de estudo com muito luxo, e isso faz com que ele se distrai com bobeiras e deixa o estudo de lado”.
Segundo o site http://www.mingaudigital.com.br/ “estudar não é só ler ou decorar a matéria. É comum a gente deixar para estudar na última hora do último dia antes da prova. No dia seguinte, aparece o cansaço, a gente esquece metade do que "estudou" e acaba tirando nota baixa”. Para estudar é melhor você estudar um pouco por dia, do que deixar para o ultimo dia. Seu ambiente de estudo precisa ser agradável, onde esteja confortável. Se o adolescente entende melhor o conteúdo com resumos, desenhos e vídeos não adianta ficar lendo, no momento em que ele leu ele iráa lembrar, mas horas depois ele não irá lembrar de nada.
No site http://www.dicasdeestudo.com.br/ “Muitas pessoas veem estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.” Não existe um horário bom ou um horário ruim para estudar. Cada pessoa tem o seu horário melhor para estudar. O ideal é estudar no mínimo uma hora e meia por dia.
O Poeta Professor Silas Correa Leite diz que “estudar com a galera é um bom agito.” Estudar em grupos, faz com que os adolescentes expressem melhor as suas ideias fazendo com isso um discurso. Discutindo eles irão ter ideia entendendo mais fácil o conteúdo. Isso vai de cada pessoa, há aquelas que preferem estudar sozinhas com seus resumos e as que entendem melhor estudando em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário