quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Língua Mátria, Língua Pátria

"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel." Essas foram palavras de Luís Fernando Veríssimo, ao dar a sua "sutil" opinião sobre o uso da língua portuguesa. Levando isso em consideração, ele fala que o mais importante é a comunicação, respeitando algumas regras básicas "para evitar algum vexame", mas as outras são dispensáveis. O que todo e qualquer escritor precisa, é passar suas ideias através do livro, da crônica, do texto, ou etc.
Aí temos o outro lado da moeda, que nos é apresentado através da poesia de Olavo Bilac. "Língua Portuguesa" fala sobre o amor do poeta pela sua língua, do afeto que ele tem por ela, mas ao mesmo tempo, do quão complicada, e difícil ela é.
São dois pontos de vista totalmente diferentes, mas sobre a mesma língua, de forma de levar a diferentes maneiras de escrever, diferentes estilos de texto.

Matheus e Rogério

Língua Portuguesa

A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada e escrita, sempre nos trás consequências positivas.
A língua portuguesa, apesar de ser de complicado aprendizado, é bela e interessante. Como Olavo Bilac cita em sua poesia: " Amo-te, ó rude e doloroso idioma."
A importância da língua portuguesa para nós é imensa , pois é a língua que falamos desde os nossos primeiros dias até o fim de nossas vidas. Não devemos dar importância a línguas estrangeiras, pois devemos primeiro dar valor aquilo que é nosso, e só depois dar importância à língua alheia.
A cada dia conhecemos novas palavras e novos sentidos para as palavras ja conhecidas.
Segundo Luís Fernando Veríssimo "A Gramática é o esqueleto da língua. As palavras vivem na boca do povo. São faladíssimas. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito. "
A complexidade da língua portuguesa está mais do que expressa na palavra Saudade, pois é uma palavra que demonstra um grande sentimento e só existe em nossa língua. Devemos sempre nos orgulhar da Língua Portuguesa.



Caroline Grando, Caroline Randi e Jenifer Vicente

Língua Portuguesa

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis segundo Olavo Bilac, acredita que a ela é um língua dolorosa e rude por ser muito difícil de seguir todas suas regras gramaticais. Caetano Veloso ainda comenta sobre sua paixão pela língua Pátria na música Língua considerando, não só sua pátria, mas também sua mátria isso demonstra um total afeto e paixão pela língua.
Os dois poetas acrescentam em suas poesias um comentário sobre a 'Flor do Lácio e essa expressão ficou famosa por ser o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, o significado da Flor é língua portuguesa por ser a última filha do latim. Com o passar do tempo a nossa língua foi mudando com o estrangeirismo e a nossa Flor do Lácio perdendo sua pureza, mas ficando mais rica e mais bonita e diariamente nos a despetalamos, pois muitas vezes falamos "errado".

Valter e Bruna G.

A Língua portuguesa

Que a língua portuguesa é uma das mais difíceis por sua gramática e sua estrutura todos já sabem, segundo Luís Fernando Veríssimo, na música, e na poesia, sendo respeitadas as regras básicas da gramática, para evitas os erros mais gritantes, as outras regras são dispensáveis, o que torna facinante suas crônicas.

O uso da linguagem popular também está presente em seus textos, tornando-os mais descontraídos, como ele mesmo disse "a intimidade com a gramática é tão indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar de minha total inocência na matéria". O mesmo ocorre com Caetano Veloso, que também escreve em outras línguas como Inglês, para mostrar como ele vem invadindo o nosso país, e está em toda parte, somos nós que temos que nos adequar a ele.

Por fim como diria Veríssimo, sempre com seu bom-humor:

"A gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda".

Bruna Paludo, Guilherme e Júlia

Caetano Veloso com a música Língua ele se refere à língua portuguesa a qual ele ama . E também não somente a língua da escrita correta,da grafia perfeita, mas desde as gírias usadas por surfistas e por pessoas de costumes diferentes em cada região do Brasil.
A riqueza linguística e semâtica do português do Brasil leva a muitos risos, e até mesmo a equívocos, por uma mesma palavra conter múltiplos significados.
A língua portuguesa tem um papel importante, no mundo, pois é uma das mais línguas falada.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Cacto

Vamos, todos, brincar de cacto, sobre a areia de nossa tristeza. Uma folha sobre a outra, sobre caminho do céu intacto. Uns nos ombros dos outros, um braço a nascer de outro braço, uma folha sobre outra, formaremos um grande cacto. Uma folha sobre outra, um braço a nascer de outro braço, a nossa escada de Jacó. Para que Torre de Babel, ou o Empire State, compacto, se uns nos ombros dos outros, chegaremos ao céu num cacto?
Uma folha sobre outra, e já uma árvore de feridas, por entre os anjos de azulejo, e as borboletas repetidas.
Para provar a Deus que a Terra, numa fotografia exata, não é redonda, mas chata. Pra provar por B mais H, que o Homem, animal suicida, já sabe fabricar estrelas, se é que Deus disto duvida. Que iríamos fabricar luas mais bonitas que as suas.
Vamos subir de folha em folha, mais alto que o avião, lá onde os anjos jogam pedras no cão da constelação. Que outros usem avião a jato, para uma viagem em linha reta, mas nós, filhos da planície abjeta, subiremos ao céu num cacto.
Uns nos ombros dos outros, injustiças sobre injustiças, formaremos um verde pacto, vamos todos brincar de cacto.

Alunos: Matheus M. e Jenifer D.

Homens ou Ocos?

Nós somos os homens ocos e empalhados que uns nos outros se amparam e com um elmo cheio de nada,mas ai de nós! Nossas vozes dissecadas que quando juntos sussurramos são quietas e inexpressas, como o vento na relva seca ou pés de ratos sobre os cacos em nossa adega evaporada.

Fôrma sem forma, sombra sem cor, força paralisada, gesto sem vigor e aqueles que atravessaram de olhos retos para o outro reino da morte nos recordam (se o fazem) não como violentas almas danadas, mas apenas como os homens ocos empalhados.

Os olhos que temo encontrar em sonhos no reino de sonho, da morte não, aparecem, mas lá os olhos são como lâmina do sol, nos ossos de uma coluna e uma árvore brande os ramos, as vozes estão no frêmito do vento,que está cantando, mais distantes e solenes que uma estrela agonizante.

Que eu não me aproxime demais do reino de sonho da morte, que eu possa trajar ainda esses tácitos disfarces: pele de rato, plumas de corvo e estacas cruzadas. E comportar-me num campo como o vento se comporta, mas nem mais um passo (não neste encontro derradeiro) no reino crepuscular.

Esta é a terra morta do cacto, aqui as imagens de pedra, que estão eretas, recebem a súplica mão de um morto sob o lampejo de numa estrela agonizante e nisto consiste o outro reino da morte: despertando sozinhos a hora em que estamos trêmulos de ternura e os que beijariam rezam a pedras quebradas.

Os olhos não estão aqui e não brilham neste vale de estrelas tíbias este que é desvalido e esta mandíbula em ruínas de nossos reinos perdidos. Neste últimos, sítio de encontros juntos tateamos todos à fala esquivos reunidos na praia do túrgido rio.

Sem nada ver, a não ser que os olhos reapareçam como a estrela perpétua e a rosa multifoliada do reino em sombras da morte cujaé única esperança de homens vazios.

Aqui rondamos a figueira brava, às cinco em ponto da madrugada. Entre a ideia e a realidade, o movimento e a ação tomba a Sombra, porque Teu é o reino. Entre a concepção e a criação, a emoção e a reação tomba a Sombra, a vida é muito longa. Entre o desejo e o espasmo, a potência e a existência, a essência e a descendência tomba a Sombra, porque Teu é o reino.

Assim expira o mundo, não como uma explosão, mas como um suspiro.


Caroline R. e Rogério

O Cacto

Vamos todos brincar no quintal de nossa casa, onde existe areia, cactos e folhas que o vento leva em caminho do céu.
Empilhando folha por folha, faremos um grande cacto com a ajuda de todos, cada um que ajudar, nascerá mais um braço, nosso cacto chegará ao espaço. Sobre o pedregulho o cacto já está alto, já não existem mais folhas soltas e apenas pó.
Com a criação do nosso cacto formaremos uma escada compacta como o Cristo redentor que nos levará até as nuvens. Poderemos chegar lá, num cacto?
As borboletas chegavam até nos para mostrar-nos o caminho até os anjos. Do céu ver a terra e fotografar tudo, para mostrar o tédio de uma civilização suicida, que fabrica luz mesmo tendo a mais perfeita de todas.
Vamos cada vez mais alto, podendo ultrapassar o limite dos aviões, encontrar os anjos, brincar na constelação. Um apoiando os outros, formando uma tetúlia para se divertir e poder voltar a Terra.


Caroline Grando, Bruna Girardi e Guilherme.

O cacto



Hoje vamos brincar de cacto, na areia de nossa tristeza, onde uma folha fica sobre a outra em caminho do céu intacto. Ficamos uns nos ombros dos outros e nos damos as mãos, formando um grande cacto. De cada braço nascerá outro braço e formará um abraço.
Porque precisamos de torre de Babel ou Empire State, se nós, um nos ombros dos outros, chegaremos aos céus? E quando chegarmos lá tiraremos uma foto, para provar a todos que a Terra não é redonda, e provar que o homem já sabe fabricar estrelas... se é que alguém duvida disso, e fabricar as luas mais bonitas.
Quando bricarmos de cacto, vamos subir de folha em folha, e ficaremos mais altos que os aviões, enquanto os outros usam aviões a jato para viajar em linha reta, nós subiremos ao céu com ele, todos um nos ombros dos outros, carregando nossos sonhos, formaremos um pacto verde, e brincaremos de cacto.





Júlia e Valter ;D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Moda e Suas Transformações --Bruna Paludo

A moda foi sofrendo transformações com o o passar dos anos , no príncipio a moda surgiu da necessidade,combater frio, depois de distinguir as classes sociais, onde as roupas eram um simbolo de poder na sociedade e foi se transformando em um fenomeno cultural.Por outras palavras "a moda transmite aos outros quem somos" mesmo nos dias de hoje.(evolucaodamoda-apr.blogspot.com/).É muito importante ressaltar que atualmente existe um ampla variedade de roupas e estilos , por isso em alguns casos uma parte da personalidade do jovem pode ser mostrada pelo modo que ela ira se vestir.A moda não esta ligada apenas com o modo de se vestir,mas tambem com o seu estilo de vida." Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e em consequencia se comportam e fazem suas escolhas".Pierre Bourdieu. (www.almanaquedoadolescente.com.br)E como o próprio site "nosmulheres" diz : " A roupa é um meio de comunicação"(www.nosmulheres.com.br)Por esse e inumeros outros motivos os adolescentes acabam se envolvendo mais quanto a isso, pois buscam encontrar sua própria identidade oque é próprio da idade , inspirando -se em artistas ou pessoas que admiram,mas sempre impondo sua individualidade e adaptando a moda, ao seu comportamento , estilo e personalidade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Problemas para escrever

A comunicação é essencial hoje em dia, sem ela ninguém fica sabendo de nada, muitas pessoas usam de diferentes linguagens, na maioria das vezes informal com gírias, a internet e o mundo de hoje faz com que o modo de falar mude. Antigamente as gírias eram outras, o modo de falar e pensar também.

Para se comunicarem com mais rapidez os jovens principalmente internautas estão criando novas formas de linguagem, para facilitar o dia -a- dia, e eles se entenderem mais fácil, de uma maneira completamente informal. Isso está trazendo problemas na hora de escrever um texto, por exemplo.

Como a professora do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSCar Claudia Reyes ''acredito que os jovens têm muita dificuldade em escrever corretamente. Isso tem um pouco a ver com a história da leitura e escrita no Brasil. Na década de 80 houve uma interpretação errônea por parte de quem estava aplicando as políticas públicas de Educação, pois achavam que não se deveriam corrigir os alunos para não reprimir a escrita. Foi por isso que os estudantes tiveram muitas dificuldades em se adequar à norma padrão, ortograficamente correta, quando chegaram na universidade"

Isso atrapalha,pois estamos acostumados a falar assim, isso faz que nos acustumamos escrever desse jeito, por estar sempre na internet é normal falar tudo diferente como diz o sait http://www.artigonal.com/linguas-artigos/a-linguagem-dos-jovens-do-seculo-xxi-755863.html
Temos que tomar muito cuidado na hora de escrever porque estamos cada dia usando mais esse tipo de linguagem.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maneiras de adolescentes estudarem

Muitas crianças e adolescentes não sabem a maneira certa de estudar. Há aqueles que têm o hábito de estudar ouvindo música, ou assistindo televisão, o que prejudica totalmente a concentração na matéria a ser estudada. A influência dos pais nestes hábitos é de vital importância, é necessário que eles ensinem a seus filhos como ter um ambiente melhor para poderem concentrar-se nos estudos.
O Professor Roberto Andersen fala que outro aspecto importante é o “ambiente de estudos”. Não precisa de muito luxo, e sim apenas um cantinho em que os adolescentes possam se concentrar. Uma mesinha com espaço para seus livros e cadernos. Roberto também fala que o próprio filho dele que é adolescente, tem um escritório para estudo, com computador, TV, rádio. “Meu filho tem um canto de estudo com muito luxo, e isso faz com que ele se distrai com bobeiras e deixa o estudo de lado”.
Segundo o site http://www.mingaudigital.com.br/ “estudar não é só ler ou decorar a matéria. É comum a gente deixar para estudar na última hora do último dia antes da prova. No dia seguinte, aparece o cansaço, a gente esquece metade do que "estudou" e acaba tirando nota baixa”. Para estudar é melhor você estudar um pouco por dia, do que deixar para o ultimo dia. Seu ambiente de estudo precisa ser agradável, onde esteja confortável. Se o adolescente entende melhor o conteúdo com resumos, desenhos e vídeos não adianta ficar lendo, no momento em que ele leu ele iráa lembrar, mas horas depois ele não irá lembrar de nada.
No site http://www.dicasdeestudo.com.br/ “Muitas pessoas veem estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.” Não existe um horário bom ou um horário ruim para estudar. Cada pessoa tem o seu horário melhor para estudar. O ideal é estudar no mínimo uma hora e meia por dia.
O Poeta Professor Silas Correa Leite diz que “estudar com a galera é um bom agito.” Estudar em grupos, faz com que os adolescentes expressem melhor as suas ideias fazendo com isso um discurso. Discutindo eles irão ter ideia entendendo mais fácil o conteúdo. Isso vai de cada pessoa, há aquelas que preferem estudar sozinhas com seus resumos e as que entendem melhor estudando em grupos.

Namoro na Adolescência - Guilherme

Namoro na Adolescência

A cada dia os pais têm dor de cabeça mais cedo, com a clássica pergunta “quando é a hora de deixar seus filhos namorar?”. A hora depende da confiança dos pais nos seus filhos, depende também do sexo, menino tem carta branca já menina soa partir dos 15 anos. Essas regras não são atuais vem há muito tempo criando essa diferença entre sexos. Mais ai vem a pergunta que intriga, com quem os meninos de 12,13 e 14 anos namoram, já que as meninas não podem?

É ai que entra os primeiros namoros escondidos, aquela clássica, no recreio, à tarde enquanto os pais trabalham e em outros muitos lugares.

Já os adolescentes querem liberdade para poder namorar, mais muitos não respeita os limites dados pelos pais, assim perdem a confiança dos pais. Querem curti a vida sem se preocuparem com as conseqüências de suas atitudes, aproveitarem cada segundo da vida, mais cada vez menos se preocupam com o futuro.

1ª Fonte Jornal “Missão Jovem”.

http://www.pime.org.br/missaojovem/mjjovensnamoro.htm

“Com certeza e com razão, o que mais preocupa os pais no namoro ou no ficar dos seus filhos adolescentes é o ato sexual. Ficar com um hoje e outro amanhã significam transar também?”

Esse fragmento fala um fato, a principal preocupação dos pais é o sexo. Mais a melhor solução não é trancar a sete chaves o filho ou filha em casa, e sim o diálogo, é abrir o jogo conversar sobre sexo, tirar duvida sobre sexo. Parece que em muitas famílias a palavra sexo é proibida, então quando aparece na novela alguma cena mais ousada toda a família devia o olhar, finge que nem existe isso.

2ª Fonte Amanda Diógenes, 14 anos.

http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/namoro-na-adolescencia-pais-e-filhos-643192.html

“O que realmente ocorre é que para os pais, seus filhos nunca crescem - sempre serão pequenos como ao nascer. Acham que não têm responsabilidade para resolver seus problemas sozinhos, querem sempre tê-los sobre o calor e carinho de suas asas.”

Esse texto foi escrito por uma adolescente, usando sua linguagem para expor suas idéias sobre o assunto. Este fragmento fala uma verdade, muitos pais são super protetores, paparicam seus filhos mesmo que já tenham barba. Mais por outro lado não pode ser simplesmente largar o filho para que caminhe com suas próprias pernas, é preciso a acompanhar os primeiros passos, por que se cair tem quem levante.

3ª Fonte Blog Brasil, comentários.

http://www.blogbrasil.com.br/namoro-na-adolescencia/

Oi gente!!! Eu tenho 13anos e gosto de um menino de 14. ele pediu pra namorar comigo e eu quero aceitar, mais só que meus pais não me deixam namorar agora. Mais eu amooooo muito ele. Alguem me ajudaaaaaa!!!!

Esse fragmento é um tópico tirado de um blog que fala sobre esse assunto, La existem muitos tópicos, mais esse foi o que me chamou mais a atenção. Por que ao invés de conversar com os pais e falar seus sentimentos e vontades procura a ajuda de pessoas que nunca viu e quase certo nunca vera. Esse tipo de pedido mostra a falta de dialogo entre pais e filhos sobre o assunto.

4ª Fonte Namoro na adolescência e a descoberta do primeiro amor

http://www.blogbrasil.com.br/namoro-na-adolescencia-e-a-descoberta-do-primeiro-amor/

As pessoas costumam viver o primeiro amor na adolescência, esse sentimento é puro e nunca mais na vida será capaz de se repetir. Entretanto, dificilmente essa relação se estende por muito tempo, a idade não permite um compromisso tão rigoroso e longo. Apesar disso, as lembranças se eternizam para sempre na memória.

Este fragmento mostra que a pesar das inúmeras polemicas sobre o namoro na adolescência, se feito com a aprovação dos pais e principalmente responsabilidade traz alegrias e lembranças para toda a vida.

Os jovens e o Namoro

Fatores que influenciam o desenvolvimento do Namoro.
O namoro é uma fase importante e necessária para o desenvolvimento do ser humano;
é uma fase importante,pois é uma das fases mais gostosas;
para muitos ensina a se respeitar e a respeitar o parceiro;
Namorar durante o vestibular atrapalha os estudos.
Especialistas dizem que não.Compreensão, paciência e carinhos com hora certa são recomendados para aliviar a tensão;
Namoro na adolescência(Pais e Filhos).
Um dos maiores motivos de divergência entre pais e filhos, na adolescência, encontra-se descrito em duas palavras:relacionamento amoroso;
O namoro causa na adolescência muitas intrigas entre pais e filhos, pois os próprios estão querendo sair e ir para festas justamente para ficar.
Namoro na 3ª idade.
Quem disse que namorar é exclusividade dos jovens está totalmente enganado,desde que haja respeito entre o casal o namoro não tem idade, porque todos tem o direito de viver feliz.
Linguagem 2.0





Já dizia Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica.”



No mundo inteiro é falado varias línguas mas o interessante de tudo isso é que dentro de cada língua existe uma outra língua, e no caso do português não é diferente, no Brasil temos regiões muito bem dividias em culturas e em cada cultura um jeito diferente de falar, mas algo que pode se dizer que é comum no pais inteiro é a linguagem dos adolescentes com suas expressões que só eles mesmo entendem.


http://www.cruiser.com.br/giria/jornal.ago.set.html

Que língua é essa? Por Júlia Trevisan, Especial para a Agência Estado, em 25.05. Ouvir uma conversa de jovens, muitas vezes, pode até ser parecido com ouvir uma conversa em outro idioma. Afinal, traduzir de pronto expressões e palavras como "chegou estourando", "cola aqui" ou "pro" pode ser difícil. E que tal perceber outro sentindo para B.O., além do óbvio Boletim de Ocorrência? Para começar a entender o que está acontecendo, volte um pouco no tempo e tente se lembrar como eram as suas conversas nessa fase da vida. "A gíria é usada pelos jovens como uma forma de se unirem. Ela é muito comum durante a pré-adolescência e a adolescência, na chamada fase do grupo", diz a psicóloga paulistana especialista em crianças e adolescentes Vera Cristina Soumar. "Nessa época, o jovem começa a sair do núcleo familiar para formar seu próprio grupo. Para se sentir mais confiante nesse momento de insegurança, tanto física quanto psíquica, cria seu próprio vocabulário, seu código, como se os outros não pudessem entendê-lo", afirma ela. É o mesmo fenômeno que acontece com as roupas. É muito comum ver um grupo de adolescentes vestindo peças exatamente iguais. "Os jovens ainda não tiveram a oportunidade aprender a língua padrão, além da dificuldade que têm de estudar, uma vez que a Língua Portuguesa é apresentada de uma forma cheia de meandros, embora saibamos da importância da língua na formação e consolidação de um povo. Assim, eles têm nas gírias um recurso para se comunicar, se fazer entender pelas demais pessoas, já que ela facilita a comunicação", diz JB Serra e Gurgel, professor da Universidade de Brasília e autor do "Dicionário de Gíria" e do site www.cruiser.com.br/giria. "Uma pessoa culta tem um equipamento lingüístico superior a 5 mil palavras, chegando a 10 mil com o enriquecimento. Já a não culta tem o vocabulário de 2 mil palavras no máximo, sendo grande parte gírias", acrescenta ele.

Acredito que como Júlia citou essa fase de grupo é muito importante para o amadurecimento do adolescente para a sua iniciação com a sociedade pois assim ele cria seu próprio grupo próprio jeito de ser

Estudos na adolescência

Adolescentes têm seu próprio jeito de ver o mundo, e criam suas próprias maneiras de se vestir, de namorar, de falar, e até mesmo de estudar. Os estudos não chamam atenção de grande parte da população adolescente, pois estes acreditam que a prioridade é a diversão e a curtição. A preguiça é a principal concorrente da motivação para os estudos, e os adolescentes fazem tantas desfeitas que, quando se propõem a estudar, não dão a devida atenção à isso.
O neurocientista americano Wilkie Wilson afirma, em entrevista ao site www.saladoprofessor.com.br, que a adolescência é uma oportunidade única para “turbinar” a mente. Não basta estar estudando, lendo ou realizando um trabalho sem interesses, é necessário entusiasmo, para que esse momento em que passou estudando seja produtivo, fazendo com que o adolescente perceba as vantagens existentes nesse ato de estudar, e o faça com mais disposição posteriormente.
Em seu artigo para o site www.mundodovestibular.com.br, Tatiana Duarte expõe os principais problemas relacionados ao modo de estudar dos adolescentes. Percebe-se que, para Tatiana, o grande problema é um ambiente de estudo inadequado. Muitos adolescentes não têm um espaço reservado para os estudos, e assim vão estudar na sala em frente à televisão, ou deitados no sofá, ou até mesmo em frente ao computador, ouvindo músicas. Esses fatores desestimulam ainda mais o interesse dos adolescentes pelos estudos, e prejudicam a concentração.
O livro "Afetividade na Educação - Psicopedagogia", que tem algumas de suas ideias expostas no site www.webnode.com, afirma que é preciso um estímulo para que os adolescentes descubram interesses pelos estudos e realmente aprendam. É preciso desenvolver novos trabalhos de aspectos mais descontraídos pelos professores e educadores como trabalhos em grupo no qual aja total integração entre todos envolvidos, aulas práticas que mostrem a importância e utilidade que determinadas matérias têm ou terão na vida desses adolescentes, trabalhos de campo, entre outros. No site www.aprendiz.uol.com.br temos um exemplo de que tipos de atividades podem ser ministradas pelas escolas para estimular o interesse do aluno adolescente. "Para quem conhece as canções de rap interpretadas por cantores norte- americanos e europeus - que basicamente fazem apologia à violência e ao materialismo -, dificilmente acreditaria que em outros países, como na África e na França, o hip-hop serve de estímulo para crianças e jovens frequentarem a escola. O movimento que dá voz aos guetos agora ensina também sobre profissões." Artistas do ramo vão até as escolas e esclarecem para os alunos que diversas outras profissões estão envolvidas com a de um cantor de rap, como advogados, jornalistas, designers, entre outros.
Eu penso que os adolescentes precisam de atividades como essa que as escolas na África e na França desenvolveram juntamente com os artistas, pois através disso eles entram na realidade de uma forma divertida. É preciso mostrar aos adolescentes que existem formas mais prazerosas e práticas de se aprender, fazendo com que seus interesses aumentem e que o ato de estudar não seja mais visto com tanta aversão e antipatia.

Influenciados pelos amigos :)

O mundo dos jovens é complexo, complicado.
É a partir dessa idade que eles começam a mostrar suas próprias opiniões, interesses, personalidade,... e suas ifluências muitas vezes não vem apenas de pais e professores, mas dos amigos, o que pode ser bom ou ruim.
Como cita a revista Vida Saúde, "Muitos fatores podem influenciar no comportamento dos adolescentes, desde o relacionamento com parentes e amigos até o que ele vê na internet!". Um fator que faz com que os adolescentes se tornem cada vez mais liberais vem do fato que nos dias de hoje tanto as mães quanto os pais trabalham fora, e por esse motivo deixam de acompanhar muitas etapas da vida dos filhos, e são substituídos pelos amigos que "estão sempre lá".
Assim, começa a escolha dos amigos, uma tarefa nada fácil nessa fase da vida, existem os "amigos-colegas" aqueles que vemos na escola, cumprimentamos, e batemos papo sobre trabalhos e tarefas e fica somente nisso. porém os "amigos dos amigos" ou os amigos de festas, que por acharmos eles legais tomamos atitudes que normalmente não pensaríamos e fazer, só para impressioná-los. No site Agenda Saúde é dito "
É comum observarmos um indivíduo num grupo fazendo ou aprovando coisas que teria evitado no seu cotidiano", o que explica certas atitudes por eles tomadas, mas não impede seus responsáveis de se sentirem preocupados, afinal e casos extremos seus filhos por pressão dos amigos, experimenta drogas e tem de lutar para largá-las.
Segundo
Dra. Vanessa Especialista em Psicanálise e contemporaneidade "a formação de grupo na fase da adolescência acontece pela busca do sujeito em encontrar uma segunda identificação, uma identificação em que a causa é a relação com o outro semelhante, com o outro da mesma geração." Mas assim como as escolhas das amizades podem trazer efeitos negativos se esses não forem as melhores influências, encontram-se grandes chances de um adolescente criar relações saudáveis com seus amigos, a verdade é que todos vão tropeçar e ter pedras no caminho, assim como tiveram seus pais e avós e seus filhos também terão, o que se pode fazer é ajudá-los desde cedo a irem na direção certa, tomando as escolhas apropriadas e estando presente, vendo eles seguirem seu rumo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sorria, você esta sendo filmado!

Na verdade, a frase serve para fazer uma analogia com a reação que as pessoas fazem ao soberem que estão sendo filmadas e observadas e a propria forma que levamos nossas vidas.
Quando nos deparamos com uma placa que diz "Sorria, você está sendo filmado", deixamos de agir naturalmente e passamos a seguir uma conduta que consideramos "normal", acima de qualquer suspeita. Ninguém quer parecer um ladão e frente às câmeras. Isso só ocorre porque desejamos que aqueles que nos observam tirem sua atenção de nós. Assim também é em nosso cotidiano, buscamos sempre aparentar a mais perfeita normalidade em nossas vidas, sempre nos importando com o que pensarão as demais pessoas ao redor.
Vivemos em função do que irão pensar sobre a forma que levamos nossas vidas e sobre as ações que fazemos. Claro que vivendo em sociedade o homem está sujeito a seguir diversas regras tidas que modelo de comportamento. Todos somos livres para agirmos conforme nossa propria vontade, mas preferimos seguir o padrão da sociedade a gim de nos sentirmos mais seguros, longe dos olhares vigilantes. O problema do modelo imposto pela sociedade é que excluíos pessoas brilhantes simplesmente por não se adequarem no padrão. Pensar diferente não quer dizer necessariamente que se esta errado... Observe suas ações e veja se você não tem se comportado diferente só para não ser visto como diferente. É bem provável que isso tenha ocorrido mais de uma vez, se não o tempo todo. Pense a respeito e considere parecer um pouco louco de vez em quando, comece dando "tchau" para a câmera e você vai perceber que ser diferente também é bom.

domingo, 30 de agosto de 2009

Taça Grega

Esta de delicadas bordas e relevos
moldada por mãos já cansadas
cintilante taça, que passada de gerações
vinda de um continente distante
a um novo rei servia

E os servos a mantinham límpida
Então, e, ora repleta ora esvazada
Sempre pronta para ser usada pela realeza, cansada

A beleza da taça sempre admirada
nem sempre restava reconhecimento
por aqueles, humildes que a poliram

O que se sabia é, que por novas gerações ela passaria
e outras mãos nobres
a admirariam




Bruna Paludo e Júlia.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Tempo Levou

Hoje em dia o tempo que nos traz alegrias como uma surpresa, uma brincadeira, uma atrapalhada e outras coisas instantâneas ou não, como uma gravidez, uma viagem, coisas que nos trazem alegrias por meses.
Mais Agora o tempo também está tirando algumas alegrias. Como o futebol com os amigos por causa do trabalho, a perda de uma viagem devido ao ónibus perdido, a gravidez de sete meses ou o parto no meio do metrô, devido ao trânsito tumultuado, um aniversário não comemorado, porque não teve tempo para preparar, entre outras coisas, tempo tira de quem deu.

A Cuia de um Povo

Esta de áureas relativos, trabalhada.
De fortes mãos, iluminada cuia.
Que aos gaúchos servia.
Foi para o norte, para um novo povo servir.
...
Era no lombo do gatiado que a servia.
Então, e, ora repleta ora vazada.
Na beira das brasas aos dedos aquecia.
Toda esculpida com a história de um povo.
...
Depois... ao término do descanso.
Toca ao chão a erva.
Fina e amarga que faz a terra brotar.
...
Ouvindo a voz, do gaudeiro antigo.
Para que fosse a peleia bagual.
E depois voltar para a beira do fogo.
...
Por: Gulherme e Valter.

Quadro Encantador

Este com delicados adornos
O mesmo o qual era cuidado
Com as mãos delicadas
De uma jovem mulher

Era a divina mulher
Quem o cuidava
O quadro encantador
Calmada de admiração

Toca-o a jovem mulher
Os delicados adornos
Primoroso do quadro

Belos adornos
Deixou- a a jovem mulher
Encantadora.




Caroline Grando, Jenifer e Caroline Randi.

Seguros ou Vigiados!?

A segurança pública e privada nos tempos de hoje está acabando por tirar grande parte da privacidade das pessoas quando elas saem de casa.
Todos já chegamos a um local e nos deparamos com a placa de "sorria você está sendo filmado".
Talvez o certo seria dizer que "você está sendo vigiado", afinal locais como alguns escritórios e dentistas não têm uma grande necessidade de se usarem câmeras, mas elas existem.
O que nos resta é pesar os prós e contras dessa segurança exagerada, que por um lado controla roubos e assaltos, e por outro faz com que TODOS, não somente os culpados se sintam como criminosos.
Agora que todos nós fazemos parte de um grande reality show, onde estamos com nossos passos constantemente assistidos, só nos resta saber qual é o prêmio.

Vaso Grego

Esta de áureos relevos, trabalha
De delicadas mãos, macias como as rosas
Servindo aos Deuses
Vinda da natureza, a cada novo dia

Era a poeta do Olimpo
Então, e, ora repleta ora esvazada
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de branco flores colmadas

Depois os Deuses a taça admirava
Mais que suas mãos de pétalas
Seu jeito fascinava

Sua voz suave ao recitar um poema
Como uma encantadora música
Ela em seus braços entrelaçados confirmava o amor

Tempo em Andamento

O tempo está em andamento
a toda hora
todo minuto
todo segundo

Ninguém vive sem ele
a todo o momento
ele domina a nossa vida
controlando-a de maneira contínua

O tempo não para
não para não
já dizia um grande poeta
que entrou no céu com as duas mãos

Tenho um grande pressentimento
de que um dia
o tempo irá me ajudar
de tanto eu o usar

terça-feira, 14 de julho de 2009

A realidade do mundo moderno

Será que ser moderno é construir edifícios cada vez mais altos, mas ter pavio cada vez mais curto? Será que é comprar mais e mais, mas apreciar cada vez menos?
No mundo moderno aprendemos a correr contra o tempo e não esperar com paciência. Construímos mais computadores para armazenar mais informações, todavia temos menos comunicação. São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, com moralidade também descartável.
No mundo antigo, não existia tanta tecnologia. Roupas eram poucos os que tinham.
O fato é que hoje multiplicamos nossas posses, entretanto reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente, e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rock n' Roll - Uma História

Há não muito tempo, a música começou a evoluir de uma maneira drástica. Os anos 50 foram um marco para o Rock n' Roll, foi alí que as coisas começaram realmente a mudar, saindo daquele blues, ou musiquinha dançante, para entrar numa nova classe musical. Mas desde aqueles bons e velhos tempos, as mudanças não pararam. Nos anos 60 o estilo musical do Rock começou a ter suas mudanças, partindo dos Beatles, para o Led Zeppelin, Deep Purple e outras bandas famosas.
Tivemos várias bandas muito boas também nos anos 70 e 80, como Metallica, AC/DC, Guns n' Roses, Pantera, Motorhead, e Iron Maiden. Porém, persistindo sucessos das antigas, de bandas anteriormente citadas.
Todos esses conjuntos tiveram suas ascenções, anos dourados, brigas, polêmicas, quedas. Todos sem exceção, com seus milhares de fãs enlouquecidos comprando álbuns, camisas, pôsteres e outros produtos, tudo para ter um pedacinho de seus ídolos em casa.
Atualmente, parece que a evolução chegou ao seu limite, pois não temos mais o bom e velho Rock que sempre existiu, na sua mutação, polêmica e cultural.

Antigo e moderno

Isto vai de pessoa para pessoa, Pois todas têm suas respectivas opiniões, seja qualquer o assunto que for. No ramo de carros, a Audi está entre as top de marca de luxo, pois há carros com designs arrojados e lindos, carros rápidos e com super conforto - isso que é ser moderno :D.
Já entre voos internacionais, classifico como sendo a American Airlines uma das mais competentes para ser a mais moderna.
Em se tratando de jogos, Mário é o jogo mais antigo-moderno que existe no mundo, pois "nasceu" nos anos 80 e desde lá vieram saindo novas edições, com novas interfaces e gráficos melhorados, até as atuais.

Bom ou não, todos usam

O tempo passa as novidades vão surgindo, o que era moderno para nossos avós, para nós é uma velharia, do que no fundo rimos.
O novo de hoje é o velho de amanhã, a tecnologia está andando cada vez mais rápido, a preguiça das pessoas fazem com que as coisas fiquem mais fáceis, bonitas e práticas.
As modernidades deixam as pessoas mal acostumadas, pois para nossos avós, por exemplo, se não existissem computadores não fariam falta, mas se pedir para os jovens de hoje não ficam um dia sem ligar. O celular e outro exemplo, um telefone para nossos avós era muito para nós o telefone é pouco, precisamos de um celular com câmera e várias outras modernidades.
O moderno traz muitas coisas boas para nossa vida mas faz com que as pessoas fiquem mais gananciosas querendo sempre o último modelo da melhor marca.

Moderno X Antigo


A modernidade está profundamente ligada à tecnologia, que nada mais é do que o resultado da evolução humana.
Estamos vivendo no tempo da tecnologia, e esta já faz parte de nossas vidas, agora até mesmo quando não percebemos estamos fazendo uso dela, em simples pesquisas de aula, ligações recebidas, mensagens mandadas...
O que é moderno hoje amanhã pode não ser mais, a tecnologia está sempre em constantes mudanças, ninguém pode prever o que irão inventar amanhã.
Um exemplo muito simples que podemos usar são os carros, um carro denominado como "novo" hoje custa em torno de R$ 140.000.00, daqui a alguns anos esse valor irá cair para a metade, isso só comprova que o moderno de hoje nada mais é do que o antigo de amanhã.

A nossa moda.

Nossa era é uma era da revolução, da tecnologia. Onde o passado não tem chance, a vida é agora o mundo é agora.
Há uns cem anos as pessoas nem sabiam sobre a moda, principalmente os óculos que são uns dos objectos mais charmosos da nossa vida, com algumas exceções é claro. Vivemos deles, tanto os com lentes de contato quanto os sem, quando usamos todos os dias, devemos saber se combinam conosco e se fazem ou não parte da gente. Muitos não se importa com isso, mas deveriam se importar, os óculos fazem parte de nós, é sua moda, a sociedade nos vê pelo que vestimos e não pelo que somos, por isso nossa aparência é tão importante.
Atualmente, a moda muda de ano em ano, muitas pessoas não a entendem.
Antigamente as pessoas não se importavam com o que vestiam tão pouco com a aparência, Reis usavam a mesma roupa que os sacerdotes. Mas os tempos mudaram, você não vê um executivo indo trabalhar de shorts e camiseta, você o vê o de terno e gravata.
E assim nossa moda gira, revoluciona e aprimora, sempre mantendo a elegância entre nós.

Mudanças.

Atualmente, vivemos em uma sociedade individualista e preconceituosa.
A modernidade prevalece a moda, a tecnologia, o corpo esbelto entre outros.
Antigamente as pessoas viviam em situações simples, as roupas era feitas em casa, ninguém se importava com ninguém, cada um vivia sua própria vida, o que hoje não acontece mais.
A sociedade julga e descrimina quem não está na moda, quem não tem um corpo esbelto e uma boa vida financeira.
Tudo gira em torno do dinheiro.
As pessoas se preocupam muito mais com os outros do que com elas mesmas.
O mundo está evoluindo cada dia mais. Temos boas opções de compras e pagamentos. Com cartões de créditos , cremes de infinitas finalidades, aparelhos celulares, entre outros.
Com a modernidade o ser humano tem boas alternativas na vida, mas do que adianta ser moderno e não saber respeitar, ajudar, compreender, ser companheiro nas horas boas e ruins como era antigamente.

O Novo e o Antigo

O que é antigo e o é atual, o que define antigo e atual certas vezes é uma tal de moda, mas geralmente é a evolução tecnológica.
Como um exemplo, na Idade Média a risada era um ato proibido e hoje existem muitas pessoas que fazem do riso sua profissão.
A tecnologia influenciou muito e também muito rápida ao novo e transformou objetos e etc, em coisas novas. Como exemplo posso citar o avião PT – UIB, um avião que nos anos 80 utilizava apenas o melhor que a tecnologia proporcionava e hoje, passado apenas vinte anos vemos caças militares que atingem facilmente quatrocentos quilômetros por hora, enquanto o PT – UIB atingia uma velocidade máxima de cento e cinqüenta quilômetros por hora uma verdadeira evolução tecnológica para nossa geração.

O moderno é a revolução do antigo.

O moderno é revolução do antigo.
O que é ser moderno ou antigo?
O moderno é ser uma pessoa atualizada que está por dentro das modernidades que rodeiam o mundo.Vamos citar o celular, ele veio evoluindo, o primeiro, celular era conhecido carinhosamente como tijolão, mas os tempos mudaram com evoluir da tecnologia ,já no século 21 o celulares já são quase mini computadores. O antigo e aquilo que já passou que já está desatualizado para a modernidade; o antigo é aquilo que foi nunca irá voltar ;vamos citar as roupas de Ricardo lll ,foi um grande homem, mas suas vestimentas,hoje, não fariam sucesso. o que sempre serão atuais são as fórmulas descobertas para resolver questões de química, matemática e física ;como a fórmula de Pitágoras a lei de Hess a escala kelvin do físico inglês Wiliam Thomoson.
Há estudos e descobertas que estarão na moda sempre.

O que é ser moderno ou antigo?

Modernidade. Esse é um conceito que está em constante mudança, assim como antigo.
Atualmente as coisas modernas são mais tecnológicas do que nunca, aliás estamos vivendo em uma era extremamente tecnológica, onde é possível ter acesso a rápido a biliões de informações em segundos, se conectar com pessoas em qualquer parte do mundo, e até modernizar coisas clássicas, como ler livros através da nossa amiga, a Internet.
A pergunta é: Por quanto tempo essas mesmas coisas poderão ser consideradas modernas?
Não por muito tempo, pois à medida que novas descobertas vão sendo feitas e novas tendências são descobertas, aquilo que já existe vai se tornando antigo e ultrapassado, o que pode ser visto com muita facilidade no mundo da moda, que muda a cada estação, e faz com que milhares de pessoas em especial mulheres, atualizem seus guarda-roupas para se adequar ao mais novo estilo.

domingo, 14 de junho de 2009

A Moreninha

Romance Urbano

Ilha de Paquetá durante o século XIX

Amor de infância

Fabrício, Leopoldo, Augusto eram três amigos que faziam faculdade. Felipe um amigo, os convidou para ir a ilha de Paquetá, todos os rapazes ficaram empolgados menos o Augusto. Felipe, falou que havia belas primas. Felipe apostou com Augusto que se ele não se apaixonasse por mais de 15 dias por alguma das mulheres da ilha, ele teria que escrever um livro contando um romance.
Depois de seus amigos, Augusto chegou a ilha e viu seus amigos todos a sua espera, ele logo se apresentou e logo depois foi sentar perto das moças. Ele sentou-se perto de Dona Violante que ficou reclamando sobre suas doenças e Augusto não aguentava mais ouvi-lá falou que ela estava com hemorróidas, ela falou que os médicos hoje em dia não entendiam mais nada.
Augusto falou para Fabrício que não o ajudaria em seu namoro, mesmo estando complicado, o amigo ficou tão brabo que declarou guerra a seu amigo. Foram todos jantar, no meio da janta, Felipe começou a falar que Augusto não tinha amores, que a tempo não tinha uma namorada, Augusto nem tentou se defender.
Depois do jantar foram passear no jardim e a única que aceitou dar uma volta com ele foi Dona Ana, Augusto queria se explicar, ele e D. Ana e foram a um outro lugar para conversar.
D. Ana o levou até na gruta para conversar, Augusto começou a contar sobre seu velho amor, o mais especial que foi aos 13 anos quando quando se apaixonou por uma menina mais nova que ele, estavam numa praia brincando, quando um pobre menino o chamou para ajudá-lo, logo em uma cabana seu pai estava morrendo, e eles dois deram todo o dinheiro que tinham para a família, o senhor que estava morrendo disse para eles se darem um objeto, Augusto deu-lhe um camafeu que tinha uma fita verde e a menina uma esmerando que estava numa fita branca, o senhor lhes disse que mais tarde eles se reconheceriam e se casariam, a menina logo após disso foi embora sem nem ao menos revelar seu nome e nunca mais se viram.
Depois da história Augusto foi pegar um copo de água na gruta, mas dona Ana o impediu, para antes contar-lhe a história, era sobre uma mulher que era apaixonada por um índio e não era correspondida, de tanto chorar formou a gruta que era encantada, e quem bebesse não sairia da ilha sem se apaixonar, ela disse também que a mulher tinha uma voz linda, neste momento, Augusto escutou uma voz ele perguntou quem era e D. Ana falou que era Carolina.
Depois disso, foram até a sala onde a moreninha derrubou o café de Fabrício em cima de Augusto ele foi se trocar no banheiro masculino, mas Felipe lhe disse que era para ir aoo feminino só para ver como era. Quando estava se trocando, ouviu vozes de mulheres e se escondeu em baixo de uma cama, ele escutou toda a conversa das moças, quando ouviram um grito, o grito era da moreninha que viu sua ama caída no chão por vários goles. Fabrício, Leopoldo e Felipe deram diagnósticos absurdo, mas a moreninha só acreditou em Augusto, augusto lhe disse para deixar sua ama repousar.
D.Carolina então colocou um vestido muito lindo, mas fora dos padrões. Augusto dançou com todas as moças e jurou-lhes amor eterno, em seu paletó augusto achou um bilhete para ele ir a gruta e no outro dizia que era uma cilada.
No outro dia augusto foi para a gruta e achou as quatro moças e ele lhes falou que ouviu toda a conversa delas no gabinete elas saíram bravas, logo após ele achou a moreninha e ele começou a contar tudo que ele havia falado para D. Ana.
Augusto viu um lenço na mão da moreninha e percebeu que ela que havia bordado, depois de muito insistir ela disse-lhe que iria ensinar-lhe a bordar. Depois Augusto foi embora e disse que no próximo domingo ele voltaria com o lenço pronto.
Quando Augusto voltou á ilha tinha o lenço tão perfeito que a moça achou que ele tinha outra mestra e começou a chorar, Augusto explicou-lhe que ele havia comprado de uma senhora pronto e era só para impressionar D. Carolina, depois disso eles foram dar um volta e Augusto perguntou se ela tinha um grande amor, ela o perguntou o mesmo e Augusto disse que ela era o seu amor, a moreninha disse a ele que Augusto também poderia ser seu amor.
Augusto quando chegou em casa, foi impedido de vê-la, pois seus estudos estavam sendo prejudicados, D. Carolina entrou em depressão e Augusto também, o pai dele vendo isso achou melhor Augusto voltar e pedir a moreninha em casamento. Chegando lá viram a viram sentada na pedra, quando o pai de Augusto explicou para D. Ana tudo ela chamou a moreninha e o pai de Augusto mesmo fez o pedido, D. Ana o disse para não se preocupar pois a resposta seria sim.
Augusto foi até a gruta e viu a moreninha, ela perguntou se o rapaz ainda amava a menina da praia, Augusto lhe disse que não. A moreninha falou para ele que não poderia se casar, pois já estava comprometida, Augusto estava saindo irritado quando viu uma coisa verde na mãe de Carolina, era seu camafeu, cheio de alegria ele se ajoelhou e lhe prometeu amor eterno. Felipe chegou e lhe disse que já havia passado um mês e que ele teria que cumprir com seu trato, Augusto olhou para ele e lhe disse que já havia uma história e seu titulo seria: A Moreninha.


O casal se reencontra depois de tantos anos e vive seu amor.

Eles são separados quando pequenos, sem nem mesmo saber o nome um do outro.

Inocência

Gênero:
Romance Regionalista

Espaço e época da ação:
Ocorre no sertão do mato grosso

Tema:
Amor e morte

Resumo do enredo:
Inocência órfã desde seu nascimento, é criada pelo pai Ferreira um mineiro durão que decide casar sua filha com Manecão, homem trabalhador.
Cirino curandeiro da região, cura Inocência da Malária, inocência se apaixona por ele mas não se entrega pois já esta prometida a Manecão.
Inocência diz para seu pai que não vai desistir de seu amor e pretende não se casar com Manecão, inventa que sonhou com sua mãe, e no sonho ela disse para não se casar, mas ela não conhecia a sua mãe, então pediu desculpas a seu pai.
Enquanto Cirino estava fora Manecão se encontra com ela, e ela se recusa viver com ele. No final Manecão fica com raiva e persegue e mata Cirino, que morrendo encontra o padrinho da Inocência que vinha ajudar. Inocência também morre, de tristeza pela falta do amado.

Pontos positivos:
Ela encontra o amor da vida dela, e mostra que ama ele de verdade.

Pontos negativos:
Ele morre no final, deixando ela em depressão pois ele era o grande amor da vida dela, e ela morre também de tristeza.

O Gaúcho

Romance Regionalista.

Rio Grande do Sul, Guerra dos Farrapos 1835-1845 .

Aventura.

Conta a vida de um menino de 9 anos, Manuel Canho, que admirava muito seu pai, João Canho, grande conhecedor de cavalos. Presenciou o seu assassinato de forma covarde por Barreda. Manuel Canho jurou vingar-se e por muitos anos seguiu os passos do assassino. Seu pai morreu confundido por outra pessoa, que teria namorado a mulher de Barreda. Loureiro era o homem que deveria morrer. A história se passa basicamente nestes acontecimentos.

Conta muito bem a história de Bento Gonçalves e suas aventuras, com ação e romance na medida para me fazer gostar do livro, mas apesar de tudo isso, achei que algumas coisas não deveriam acontecer do modo com que o autor interpreta e sim com mais acontecimentos em volta da história.

Abraço, Deus te abençoe.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

CASA VELHA

Romance
Oespaço: que ocorre no Rio de Janeiro e época da ação e de 1838 - 1839
Resumo: Ele era um Padre que resolveu escrever sobre D. Pedro 1 so que ele desistiu de escrever sobre a historia do imperador D.Pedro 1 mas so que o Padre tinha escrito sobre a época foi da então que começou a escrever sobre a casa velha. Ele o Padre começou a fazer pesquisas que se encontravam na biblioteca do ex ministro.Na casa velha D.Antônia que tem tava o filho com a Sinhazinha para cura la da antiga paixão era o untimo dia dela a D.Antônia na casa velha.E dai siaram honestamente felizes.
Tema: Romance.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Casa Velha

Um romance de Machado de Assis.

A história se passa em abril de 1839, em uma casa popularmente conhecida como "casa velha".

O personagem principal era um padre que teve a idéia de escrever um livro, ele sempre escreveu mas nunca sobre coisas importantes apenas alguns versos, artigos pequenas coisas e dessa vez queria algo importante como por exemplo sobre as memórias de Dom Pedro I.
Agora que ele já havia decidido o tema só faltava saber por onde começar arrecadar os dados porque afinal de contas não poderia ser qualquer coisa, deveria ter fontes confiáveis, começou então a pesquisar em livros, jornais,documentos, mas ainda não era o suficiente. Então em fevereiro lhe disseram que em certa casa da cidade ele poderia achar manuscritos e consultar muitos documentos reservados naturalmente que eram importantes.
O dono da casa já havia falecido e era ministro do estado. Todos conheciam a chamavam de ''Casa Velha'', lá havia até uma capela onde eram rezadas algumas missas, e confissões durante o período da quaresma.
A víuva resistiu ao dar permissão a ele de realizar suas pesquisas, mas acabou cedendo no final, logo ela mostrou uma sala onda havia vários documentos para pesquisa. Em pouco tempo se tornou amigo da família, e era muito amigo de Félix o qual queria ser deputado.
Em um certo dia chegou a casa uma jovem, que aparentava ter dezessete anos chamada Lalau, er ela tinha ficado orfã muito cedo , e iria passar algum tempo lá , D.Antônia já pensou em um noivo para ela chamado Silvirino ,mas o padre achou que o melhor noivo pra a garota era o próprio Felix que havia confessado para ele que estava gostando muito de Lalau.
A história de um amor''impossivel '' pois depois disto , descobriram que eles poderiam ser irmãos.
Lalau voltou para a casa da tia e acabou se casando com Silvirino e Félix com Sinhazinha como era programado.

Os pontos positivos do livro ; Machado de Assis criou uma personagem chamada Lalau, diferente de todas as outras que já havia criado, diferente das (Capitus, Helenas,..) sem aquela inteligencia e aquela ponta de dissimulação, trás um ar diferente para a história. História surpreendente, com muitos traços interessantes em seu enredo.
Não apresenta pontos negativos.

AMOR DE PERDIÇÃO

Novela passional. Romance.


Portugal (Viseu, Coimbra e Porto), século 19


Amor proibido.


Duas famílias, dois jovens enamorados. Essas duas famílias nutrem de parte a parte um ódio, com repercuissões nos filhos de ambas as famílias. Os dois jovens, Simão e Teres fazem uma jura de amor eterno. Os seus pais, por força das desavanças familiares, obrigam os filhos a um castigo injusto.
Teresa, menina adolescente e de boa criação, é enclausurada num convento pelo pai. Simão, rapaz de origem igualmente fidelga e estudante em Coimbra, vê-se de de repente embrenhado no antro de toda esta trama, forjada pelos patriarcas de ambas as famílias.
Surgem outras figuras com grande revelância para o desenrolas da história. Mariana, a filha de João da cruz, amigo da família de Simão e benfeitor deste, apresenta-se nos como apaixonada pela figura masculina central.
Outro personagem masculino é introduzido nesta teia, Baltasar Coutinho, primo de Teresa, que irá ser proposto para marido pelo pai desta. Simão, ferido no seu orgulho e provocado pela ousadia de Baltasar, após algumas tentativas em salvar a sua amada da prisão conventual, acaba por matar o seu rival. Deixa-se prender e é condenado à força.
Graças às influências do pai, consegue o perdão dessa sentença, vendo a sua pena aliviada na condenação ao degredo na Índia. Teresa definha e morre no convento.
Simão adoece na viagem para a Índia, falecendo vítima de uma febre maligna. O seu funeral é realizado em alto mar e o corpo lançado às águas do Atlântico. Mariana segue-lhe os passos.

* O narrador apresenta-se em terceira pessoa, apenas identificando-se ao final do livro como filho de Manuel Botelho, irmão de Simão.

* A redação dessa obra, sua maior novela passional, foi inspirada nas suas desventuras o próprio autor e na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare. Camilo Castelo Branco estava sempre envolvido em casos amorosos complicados.




Os dois de "tristeza" morrem no final.

IRACEMA

Romance indianista.

Ceará, em meados do século XVII.

A mistura de raças.

O amor de Martim Soares Moreno,português, por Iracema, uma índia de cabelos negros e passa o livro inteiro tentando conquista-la de várias maneiras,quando Martim chega aonde está Iracema ele está perdido e encontra ela tomando banho em um rio, ela joga uma flecha nele e depois se desculpa pois ele só queria ajuda.
Após conseguir sua ajuda para tentar achar seus amigos, eles caminham juntos por um longo caminho.
Ele consegue te-la depois de muito insistir(e beber) e ela que era virgem acaba não sendo mais e nessa única vez ela descobre algum tempo depois que está gravida, seu filho se chama Moacir(filho da dor), mas é muito difícil para ela alimenta-lo pois ela havia falado a Martim que após dar a luz ao bebê ela iria morrer porque não sentia mais nada por Martim...
Dito e feito: Iracema entrega Moacir nos braços de Martim e morre; Martim a enterra e consegue voltar para seus amigos e algum tempo depois Moacir é batizado com um cristão e volta as terras brasileiras.
Pontos Positivos: Muito envolvente e bom de acompanhar.
Pontos negativos: nenhum :D